terça-feira, 11 de setembro de 2012

Aluna do Ballet UEPB é selecionada para o Bolshoi


Disciplina, aprendizado, consciência corporal e movimento. A partir de agora, estas serão as palavras de ordem que regerão o dia a dia da jovem Thaianne Rangel Agra Oliveira, 12 anos, estudante campinense que há três anos integra o corpo de bailarinos da Universidade Estadual da Paraíba e que está prestes a alçar vôos mais longos no mundo da dança.

Nesta segunda-feira (10), ela recebeu o resultado positivo da seleção do Ballet Bolshoi no Brasil, a única Escola do Bolshoi fora da Rússia, que funciona em Joinville – SC, proporcionando formação e cultura por meio do ensino da dança.

A última etapa da seleção – que inclui audições, avaliações médicas, fisioterápicas e artísticas específicas – foi realizada no sábado (8),em Campina Grande. Nela, Thaianne precisou concorrer com dezenas de adolescentes entre 12 e 18 anos, tão ansiosos e cheios de esperança quanto ela. E os motivos para isto não são poucos. Atualmente, a Escola Bolshoi educa 342 alunos, registrando até hoje mais de 140 profissionais formados pelos seus cursos, sendo reconhecidos no cenário mundial da dança.

Durante os testes, cerca de 500 dançarinos de diferentes idades disputavam espaço e atenção aos olhos do rigoroso comitê de seleção. O ambiente trouxe uma tensão natural à menina, que mesmo assim não se intimidou diante das exigências. “Fiquei nervosa na hora do teste, mas também muito feliz quando vi o resultado”, lembrou a estudante que, nos últimos anos, vinha compartilhando suas aulas e provas no 8º ano do Colégio das Damas, com até duas horas de treinos diários no Ballet da UEPB.

Como aluna bolsista, a bailarina receberá benefícios da Escola, mas, em contrapartida, deverá apresentar bom rendimento também no ensino médio, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa do Bolshoi.

“Thaianne sempre demonstrou interesse pela dança e buscou inspiração em uma prima mais velha, também bailarina. Mesmo sendo muito nova e fazendo parte do Ballet da UEPB há apenas três anos, ela se interessou em participar dos testes e está disposta a se mudar para Santa Catarina. Ficamos muito felizes com esta oportunidade”, disse Marusca Rangel Agra de Oliveira, mãe da dançarina.

Para a diretora do Ballet da UEPB, Patrícia Lucena, a conquista de Thaianne configura um grande êxito não apenas para ela e para sua família, mas também para a UEPB. “Ser classificada para fazer parte do Ballet Bolshoi não é para qualquer um. A seleção é muito difícil e cara, mas felizmente este foi um resultado de extremo sucesso para uma de nossas melhores alunas”, afirmou a professora.

Quem também comemora a aprovação é a coordenadora pedagógica do Ballet da UEPB, Ana Aparecida Sousa, e o professor de ballet, Fredson Sousa. “Fizemos a seleção, entre nossos alunos, de crianças com aptidão e talento notáveis. Como já vínhamos percebendo o potencial de Thaianne, indicamos seu nome para a última seleção do Bolshoi na cidade. Acho que, além do ganho pessoal, o Ballet da UEPB também está bastante satisfeito com uma chance para ela no melhor corpo de dança do Brasil”, celebra Ana Aparecida.

Com a definição dos documentos e outros detalhes, Thaianne ingressará na Escola do Ballet Bolshoi já no início de 2013.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...